Pular para o conteúdo
Início » Doces e Sobremesas » Língua de sogra um doce maravilhoso que é o maior sucesso em vários locais do Brasil

Língua de sogra um doce maravilhoso que é o maior sucesso em vários locais do Brasil

  • por

Sabe aquele pão doce língua de sogra maravilhoso que você compra na padaria e faz sucesso, pois todos adoram? Com esta receita incrível, você vai aprender a fazê-lo em casa de maneira prática e descomplicada. Ideal para servir no seu café da manhã ou lanche da tarde, essa gostosura vai deixar um gostinho de quero mais! Confira a receita do Canal Família Santana e faça o fantástico pão doce língua de sogra que todos vão amar!

Como fazer pão doce língua de sogra

Para o preparo da receita de pão doce língua de sogra, iremos seguir 4 etapas de preparo: a massa, em que vamos misturar os ingredientes todos na sequência indicada no passo a passo da receita, acrescentando por último, a farinha e sovando até formar uma massa lisinha que não grude mais nas mãos. Então vamos deixar descansar para que dobre de volume. Enquanto isso, vamos preparar o creme de confeiteiro e também a cobertura seguindo o passo a passo. Para a montagem vamos separar a massa da língua de sogra em porções, modelar, dando o formato adequado, acomodar na assadeira, esperando novamente crescer. Por fim, vamos pincelar com gema, adicionar fartamente a cobertura, e assar em forno pré-aquecido por 30 minutos. Vamos então tirar do forno e aguardar amornar. Pronto, sirva e se delicie com sua irresistível língua de sogra!

Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Ingredientes da receita de pão doce língua de sogra

Para o pão

  • 2 envelopes de fermento biológico seco (totalizando 20g)
  • 1,200kg de farinha de trigo sem fermento (aproximadamente)
  • 400 ml de leite integral morno
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 200g de margarina sem sal em ponto de pomada
  • 1 colher (chá) de sal

Para o creme de confeiteiro

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas de ovo peneiradas
  • 2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
  • 400 ml de leite
  • 150 ml de leite de coco
  • ½ colher (café) de essência de baunilha

Para a cobertura

  • 60g de coco em flocos
  • 3 gemas peneiradas
  • 2 e ½ xícaras (chá) de creme de confeiteiro
  • gema (para pincelar)
  • 3 colheres (sopa) de leite condensado (aproximadamente)

Modo de preparo

Do pão

  1. Adicione em uma bacia grande: o leite morno, o açúcar e o fermento, mexendo suavemente para que o fermento biológico seco hidrate.
  2. Junte os ovos, utilize o fouet para bater um pouco e aos poucos, acrescente a margarina, e a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto na massa. A cada adição vá mexendo com as mãos.
  3. Enfarinhe levemente uma bancada e passe a massa para ela, então faça um buraco no centro e adicione o sal, sovando a massa muito bem por uns 5 minutinhos, acrescentando mais farinha de trigo se for preciso.
  4. É preciso que a massa fique um pouco úmida, porém sem grudar nas mãos e lisa para que esteja no ponto correto. 
  5. Torne a voltar para a bacia, cobrindo com um guardanapo limpo e aguarde descansar por cerca de 50 minutos ou até que dobre de volume.

Do creme de confeiteiro

  1. Adicione em uma panela: o amido de milho dissolvido no leite de coco, o leite e o leite condensado. 
  2. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer até que ferva e comece a engrossar.
  3. Após 2 minutinhos, abaixe o fogo, e junte aos poucos as gemas peneiradas.
  4. Deixe a mistura em fogo baixo, mexendo sem parar, por mais 5 minutos, pois é importante que o creme fique bem cozido.
  5. Apague o fogo, coloque a essência de baunilha e misture bem para que tudo se incorpore.
  6. Passe para uma travessa, cubra com plástico-filme rente ao creme e espere esfriar para depois utilizar.

Da cobertura

  1. Adicione em uma vasilha o creme de confeiteiro preparado acima e também as gemas, mexendo muito bem.
  2. Junte o coco em flocos e o leite condensado, misturando bem para juntar os ingredientes.
  3. Observe nesse momento se a mistura ficou muito grossa, então adicione mais leite condensado para acertar o ponto.
  4. A cobertura precisa estar com uma consistência cremosa e fácil de aplicar para que esteja no ponto correto. Reserve.

Montagem

  1. Transfira a massa para a bancada enfarinhada, separando porções de massa com o peso de 180g cada. Se você não tiver balança, separe a massa em partes, deixando todas mais ou menos do mesmo tamanho.
  2. Para dar o formato de língua de sogra no pão doce, pegue uma porção de massa ( + ou – 180g) e, utilizando a ponta dos dedos, abra para que forme um retângulo grande (não precisa usar o rolo), e em seguida, enrole como rocambole, deixando-o compridinho, pegando para enrolar a partir do lado maior do retângulo.
  3. Acomode as porções que já modelou em uma assadeira untada, utilize um guardanapo limpo para cobrir e espere crescer de novo por aproximadamente 30 minutos.
  4. Passado esse tempo, pincele com gema, e adicione fartamente a cobertura por cima de todos os pães língua de sogra, espalhando bem.
  5. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por uns 35 minutos.
  6. Tire do forno, aguarde amornar, sirva e se delicie essa língua de sogra maravilhosa!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

A sobremesa caseira que ninguém conhece, faço em 5 minutos

Veludinho das Neves, fiz HOJE e a vizinhança me encheu de ELOGIOS

O pessoal SÓ fala dessa RECEITA agora, é inexplicável de tão DELICIOSA

Confiança-doce, eu FAÇO essa SOBREMESA 2 vezes na semana de tão deliciosa

Condessa do Século, fiz HOJE e o pessoal do bairro me encheu de elogios

Maria-Doquinha, faz HOJE nesse calorão é SÓ bater no liquidificador e gelar

Menina do Céu, EU NÃO ACREDITO, NÃO VAI AO FOGO e eu FAÇO rapidinho

Berço-de-Anjo, essa NÃO vai ao fogo e faço em MINUTOS

Faz hoje sem leite condensado, só 3 ingredientes

Indiana-doce, a sobremesa mais fácil de todas que já comi