Muito conhecido no mundo da gastronomia, o manjericão proporciona sabor único a massas, molhos e saladas. Em geral, na culinária brasileira, é uma erva usada em muitas receitas devido também ao seu aroma inconfundível.
Com o nome científico de Ocimum basilicum, é uma erva aromática nativa da Ásia cujo cultivo se estende praticamente em todo o mundo. Se tornou um ícone da culinária mediterrânea e chegou ao Brasil junto com a imigração italiana. De fato, forma uma dupla perfeita com o tomate, mas combina divinamente também com cebola, orégano, alho e azeite. E se você pensar que o uso se limita a dar toque especial às refeições, está enganado. Ele também proporciona importantes benefícios ao nosso corpo.
Como o manjericão atua na nossa saúde
Traz benefícios cardiovasculares
Ele é rico em carotenóides que são transformados em vitamina A. Esses antioxidantes protegem as células dos radicais livres. Além disso, por ser uma fonte de magnésio, também melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de ritmos cardíacos irregulares e espasmos cardiovasculares.
Melhora o sistema digestivo
A erva aromática ajuda a reduzir dores de estômago, úlceras, gastrite e também ajuda no combate à indigestão e à prisão de ventre.
Alivia problemas respiratórios
Mastigar as folhas é uma maneira eficaz de aliviar coriza, espirros e a sensação de nariz entupido. Igualmente, a tosse, dor de garganta, e até mesmo as crises de asma, podem ser aliviadas com o uso de chás e gargarejos produzidos com o manjericão.